segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Planejamento - Informática Educativa



 Planejamento 2014


1º Bimestre/ 3º ano


Implementador(a):
Cristiane Muniz e Jerusa Sydio
Turno
1 e 2 º Turno
Turma/Ano de Escolaridade:

Período: 10/02 à 10/04
Total de aulas previstas : 1º turno – 08 (aulas semanais) / 2º turno - 04 (aulas quinzenais)
Título do trabalho: Animando e Trabalhando a Matemática no Gcompris

Objetivos (O que se pretende alcançar?):
  • Aplicar as regras combinadas com o grupo para o uso do laboratório .
  • Vincular o trabalho do Laboratório com a sala de aula e/ou datas comemorativas.
  • Localizar e utilizar os programas do VR Livre que serão apresentados no bimestre com independência.
  • Utilizar o programa Gcompris para criar animações.

Conteúdos (O que será trabalhado?):
  • A elaboração de regras para um bom funcionamento do Laboratório.
  • Apresentação do Sistema Operacional
  • Animação no Gcompris

Softwares (Programas) Utilizados:
  • Software de Apresentação Impress
  • Série Educacional Gcompris

Cronograma/Desenvolvimento (Descrição do que será realizado em cada aula):
  • Aula 1 – Relembrar o sistema operacional.
  • Relembrar as regras para o bom funcionamento do Laboratório, a partir de uma apresentação sobre o tema.
    Funções de algumas teclas do teclado (tab, shift, capslook, Esc, ALTGr, .)
    Gcompris – Trabalhando o teclado
  • Aula 2 - Gcompris – Explorar as ferramentas da atividade de animação.
  • Aulas 3 e 4 - Rever a aula anterior
    - Criar uma animação no Gcompris.
  • Aulas 5 e 6 – Gcompris: Matemática
  • Aulas 7 e 8 - Criar e nomear sua pasta na pasta da turma.
    - Gcompris : Matemática (sapinho = e # )
    - Gcompris : Quebra-cabeça (Torre de Hanói)





1º Bimestre/ 4º ano


Implementador(a):
Cristiane Muniz e Jerusa Sydio
Turno
1 e 2 º Turno
Turma/Ano de Escolaridade:

Período: 10/02 à 10/04
Total de aulas previstas : 08 (aulas semanais)
Título do trabalho: Criando jogos no Jclic sobre A Copa do Mundo e Matemática

Objetivos (O que se pretende alcançar?):
  • Aplicar as regras combinadas com o grupo para o uso do laboratório .
  • Conhecer e explorar o teclado.
  • Vincular o trabalho do Laboratório com a sala de aula e/ou datas comemorativas.
  • Sistema Operacional (criar e nomear pasta, localizar e salvar arquivos e pastas)
  • Salvar em rede
  • Localizar e utilizar os programas do VR Livre que serão apresentados no bimestre com independência.
  • Criar jogos no Aplicativo Jclic para serem usados por outras turmas.

Conteúdos (O que será trabalhado?):
  • A revisão de regras para um bom funcionamento do Laboratório.
  • Apresentação do Sistema Operacional
  • A utilização e a fixação das funções de algumas teclas do teclado.
  • Utilização do Aplicativo Jclic.

Softwares (Programas) Utilizados:
  • Aprenda digitação brincando - TuxTyping
  • Software de Apresentação Impress
  • Jclic

Cronograma/Desenvolvimento (Descrição do que será realizado em cada aula):
  • Aula 1 – Relembrar o sistema operacional.
    Relembrar as regras para o bom funcionamento do Laboratório, a partir de uma apresentação sobre o tema.
    Funções de algumas teclas do teclado (tab, shift, capslook, Esc, ALTGr, .)
    Aprenda digitação brincando – TuxTyping
  • Aula 2 - Apresentar as funções da tecla Ctrl + (copiar, recortar, colar, desfazer, ...)
    Criar e nomear sua pasta na pasta da turma.
    Aprenda digitação brincando - TuxTyping
  • Aula 3 - Criar um arquivo e salvar na pasta pessoal em formato padrão (nome_turma_data)
  • Aulas 4 - Apresentar o Jclic aos alunos, utilizando jogos já prontos.
    Explorar o programa, conhecer os tipos de atividades e ferramentas.
    Nomear e salvar um projeto que terá continuidade nas próximas aulas.
  • Aulas 6, 7 e 8 - Escolher o tema (Copa do Mundo ou Matemática) e criar atividades no Jclic


1º Bimestre/ 5º ano


Implementador(a):
Cristiane Muniz e Jerusa Sydio
Turno
1 e 2 º Turno
Turma/Ano de Escolaridade:
5º / 501, 502, 503 e 504

Período: 10/02 à 10/04
Total de aulas previstas : 08 (aulas semanais)
Título do trabalho: Descobrindo o Scratch

Objetivos (O que se pretende alcançar?):
  • Aplicar as regras combinadas com o grupo para o uso do laboratório .
  • Conhecer e explorar o teclado.
  • Vincular o trabalho do Laboratório com a sala de aula e/ou datas comemorativas.
  • Sistema Operacional (criar e nomear pasta, localizar e salvar arquivos e pastas)
  • Salvar em rede
  • Localizar e utilizar os programas do VR Livre que serão apresentados no bimestre com independência.
  • Explorar o programa de animação – Scratch (conhecer as ferramentas do programa, e utilizá-las em animações).

Conteúdos (O que será trabalhado?):
  • A revisão de regras para um bom funcionamento do Laboratório.
  • A utilização e a fixação das funções de algumas teclas do teclado.
  • Apresentação do Sistema Operacional
  • Utilização do programa Scratch

Softwares (Programas) Utilizados:
  • Software de Apresentação Impress
  • Aprenda digitação brincando - TuxTyping
  • Aprenda a programar brincando - Scratch

Cronograma/Desenvolvimento (Descrição do que será realizado em cada aula):
  • Aula 1 – Relembrar as regras para o bom funcionamento do Laboratório, a partir de uma apresentação sobre o tema.
    Funções de algumas teclas do teclado (tab, shift, capslook, Esc, ALTGr, .)
    Aprenda digitação brincando - TuxTyping
  • Aula 2 - Apresentar as funções da tecla Ctrl + (copiar, recortar, colar, desfazer, ...)
    Criar e nomear sua pasta na pasta da turma.
    Aprenda digitação brincando - TuxTyping
  • Aula 3 - Criar um arquivo e salvar na pasta pessoal em formato padrão (nome_turma_data)
  • Aulas 4 - Scratch : Relembrar o programa já apresentado no ano anterior.
    Explorar interface, comandos, trajes, …)
  • Aula 5 - Scratch : Propor o trabalho de animação com o tema “Copa do Mundo”
  • Aulas 6, 7 e 8: Criar as animações com tema proposto.

Avaliação/Resultados:
  • A avaliação será feita no decorrer das aulas e espera-se que ao final do bimestre os alunos apliquem os conteúdos trabalhados.

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